O ponto cantado é uma prece, uma
oração. Através deles, salvamos uma, ou várias Forças; pedimos ajuda para
aflições, demandas, cargas negativas etc.
Sendo assim, os pontos devem ser
entoados não apenas com a boca, mas com o coração. É preciso que um filho de Fé
sinta o que está cantando, interiorize o seu cantar. Para saber cantar um ponto
não é preciso o “dom do cantar”, é preciso apenas saber sentir.
São os pontos cantados o caminho
vibratório por onde uma gira vai encaminhar-se. Se estes forem cantados com o
coração, certamente esta gira tornar-se-á tranqüila, proveitosa e organizada,
porque despertarão: a Fé, a Harmonia, a Paz etc. Assim como acontece cada vez
que vamos fazer as nossas preces, de forma tranqüila, sem palmas, sem tambores,
sem gritos, sem pulos, sem nada, apenas a nossa voz e Deus. Certos Filhos de
Fé, inclusive, gostam de cantar pontos quando vão fazer suas preces, suas
orações, e isso o fazem tranquilamente, em Paz.
Saibam vocês, que quando um ponto
é cantado aos gritos, a plenos pulmões, ele fere a sensibilidade astral de quem
tem e até mesmo de quem não tem.
Outro aspecto a se observar são
as letras desses pontos, pois as mesmas devem estar repletas de imagens
positivas que elevem o tônus vibracional de todos, facilitando inclusive a
atuação das entidades espirituais. Por esta razão, os pontos de Raiz são tão
importantes, primeiramente porque são pontos dados pelas Entidades espirituais
e, por isso mesmo não se limita apenas a atuar em certas pessoas através do
reflexo condicionado, ele penetra profundamente na alma de todos que têm
sensibilidade para tal.
É importante ter em conta que a
música é uma combinação harmoniosa de
sons e que, tem cor, atrai ou dissipa certas energias, portanto, além dos
aspectos místicos, o ponto cantado movimenta forças, movimenta a magia de
Umbanda.
Saibam os Filhos de Fé que o som
do atabaque, por ser destituído da qualidade chamada altura,
produz ruídos e não sons musicais (é monocórdio). Além disso, por prestar-se
mais a ritmos sob o compasso binário (o mesmo usado para as
marchas militares, etc.), sua percussão retumba principalmente sobre nossas vísceras,
ativando assim, num ambiente mediúnico, o atavismo, o animismo, o fetichismo.
Como a maioria dos brasileiros
gosta de um bom pagode ao ritmo dos tantãs e atabaques, um simples bater dos
instrumentos já começa a gingar. Porém, não podemos esquecer que isto é festa,
é lazer, é divertimento profano e não culto religioso ou de aperfeiçoamento
espiritual, até porque, os guias e protetores não são pagodeiros e o som
produzido pelos referidos pagodes nada têm a ver com a faixa vibratória deles.
Dessa forma, haveremos de
concordar, movidos apenas pela lógica pura e simples, que gostar de um
"bom batuque" é lícito, é justo, mas daí a querer levá-lo aos nossos
terreiros vai uma distância enorme.
Afirmam alguns inclusive que: “Com o som dos atabaques todos dançam, todos giram,
todos gingam, todos pulam, todos gritam, mas incorporação que é bom, nada”!
Para quem
interessar possa, deixo aqui algumas características sobre o ritmo e a frequência
dos pontos cantados:
ü
Vibração Espiritual de Oxalá – os sons são místicos, predispondo à paz e às
coisas do Espírito.
ü
Vibração Espiritual de Ogum – os sons são vibrantes.
ü
Vibração Espiritual de Oxossi – os sons são imitações da harmonia da natureza.
ü
Vibração Espiritual de Xangô – os sons são graves, isto é, são cantados
"baixo".
ü
Vibração Espiritual de Yorimá – os sons são dolentes, melancólicos.
ü
Vibração Espiritual de Yori – os sons são alegres, predispondo ao bom ânimo.
ü
Vibração Espiritual de Yemanjá – os sons são suaves, predispondo à renovação
afetiva emocional.
Finalizo o
texto apenas reforçando o ensinamento dos guias e protetores da Sagrada Corrente
Astral de Umbanda, quando afirmam que o ponto cantado possui uma função ímpar
dentro do ritual de Umbanda, devendo ser-lhe dada a devida atenção, pois estão
sendo movimentadas forças das quais poucos conhecem a existência.
Paz e Luz!
Tania Lacerda.
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